Ficha técnica

Coordenação da Pesquisa

Carolina Campos

Professora e advogada com mestrado em Políticas Públicas, estudou inovação educacional na Universidade de Harvard. Foi Diretora Pedagógica da ESFAPEGE/Sobral/CE e Secretária Municipal de Educação de Gravatá/PE. Assessorou a DIFOR/SEB/MEC. Fundadora do Vozes da Educação, consultoria educacional que apóia Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, equipes de institutos e fundações do Terceiro Setor e de empresas do ramo educacional. É, ainda, membro do Conselho do Movimento Mapa Educação e pesquisadora associada do CPRE/ Teachers College/Columbia University.

Gestão

Andreza Adami

Andreza é motivada pelo desejo de ajudar a transformação da educação por meio de sistemas educacionais bem gerenciados e políticas públicas orientadas para melhorar a aprendizagem dos alunos. Mestre em Gestão e Políticas Públicas, com 10 anos de experiência na gestão e avaliação de programas e projetos sociais e educacionais. Liderou ações de planejamento, implementação e monitoramento de projetos, em estreita colaboração com governos e instituições sem fins lucrativos.

Sofia Fernandes

Baiana, formada em relações internacionais pela Universidade de Brasília, licenciada em geografia e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP Esalq. Ao atuar em cursinhos populares como professora de jovens vulneráveis, a educação se tornou seu propósito de vida. Atuou no Programa Ensina Brasil, lecionou na Escola Estadual Teotônio Vilela e cofundou um cursinho popular gratuito, o Iny Vestibulares. Durante esse período, também atuou como Consultora do Ministério da Educação no Projeto Mais Alfabetização, que atendeu mais de 3 milhões de crianças. Hoje, lidera o time de Parcerias da Letrus, Startup de educação que tem como missão a busca por um país letrado.

Vanessa Terra

Graduada em Ciência e Economia e Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas, durante sua formação Vanessa foi bolsista de iniciação científica, professora voluntária de redação e professora substituta na UNIFAL-MG. Ainda, trabalhou na FIEMG e no SENAC-MG, desligando-se com o intuito de dedicar-se em tempo integral aquele que considera ser o seu propósito de vida: lutar por um mundo onde todos tenham acesso ao pão, à educação e à poesia como fonte de transformação e emancipação social. Atualmente, Vanessa é pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, participante do Programa de Formação de Liderança para a Educação da Ensina Brasil e professora na rede municipal de ensino de Caruaru, PE.

Pesquisa

Victoria Sonnenberg

Victória Sonnenberg é graduanda em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é gestora de projetos na consultoria Vozes da Educação. Suas experiências profissionais anteriores incluem desenho, gestão e avaliação de impacto de programas de engajamento cívico e educação na ONG Politiquê?, além de estágio na Direção, na Coordenação Geral e na Coordenação de Projetos na Escola de Inovação e Políticas Públicas (Fundaj) / MEC.

Assistência de pesquisa

Débora Lira

Débora Lira é cientista política formada pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente mestranda em Administração Pública e Governo pela EAESP FGV/SP. Débora pesquisa nas áreas de processo legislativo, políticas públicas, gestão pública e gênero. Além disso, suas experiências profissionais contam com período de estágio na Escola de Inovação de Políticas Públicas FUNDAJ/MEC e, atualmente, com consultoria educacional para a Vozes da Educação.

Leticia Souza

Leticia Souza é graduanda em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua área de pesquisa abrange Direitos Humanos, Migração e Democracia. Suas experiências profissionais incluem gestão de programas na ONG Politiquê?, assistência de pesquisa na Emory University, assistência educacional na ONG colombiana Jesús Buen Pastor e, atualmente, consultoria educacional para a Vozes da Educação.

Visualização de dados

Vinícius Cassio Barqueiro

Vinícius é graduado em Letras pela USP e especialista em Educação a Distância pela UFF, com extensão em Blended Education pelo IE Business School e aprimoramento em Educação Especial e Inclusiva pela UFSCar. Foi tutor no programa “Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem” (Jovem de Futuro), do Instituto Unibanco. Elaborou materiais didáticos no projeto “Políticas Educacionais no Brasi: o que podemos aprender com casos reais de implementação?”. Atua no Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem do Insper desde 2013. Recentemente, tem se dedicado à elaboração de gráficos e painéis dinâmicos de dados educacionais.

Comunicação

Ana Carolina Alves

Ana é graduada em jornalismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atualmente é intercambista e reside em Dublin, Irlanda, onde estuda inglês. Enquanto graduanda, participou do projeto voluntário Fifa For Hope, na copa do mundo de 2014, e dos jogos paralímpicos em 2016. É uma pessoa apaixonada por redes sociais, seu trabalho de conclusão de curso foi baseado na influência digital que os chamados “influencers” tem sobre seu público.

Mônica Almeida

Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui 8 anos de experiência em comunicação, principalmente em assessoria de imprensa, com produção de conteúdo para diferentes plataformas e campanhas com influenciadores digitais. Atualmente seu foco é em comunicação estratégica e com propósito.

Colaboradores

Isadora Tortella

Isadora atualmente cursa o 2º ano do Ensino Médio e é representante do grêmio de sua escola, além de participar de diversos grupos de ativismo jovem, como, por exemplo, o Mapa Educação, Grupo de Jovens SEMEAR, grupo Ygg-Brasil, entre outros.
Participa de um projeto de apoio para escolas na inclusão da reforma do ensino médio, fortalecendo os profissionais de ensino com o uso de metodologias ativas, além de criar um material exclusivo para o desenvolvimento de grêmios. A causa da educação a movimenta pois bate de frente com suas inquietudes. Acredita que a mudança é feita através de questionamentos e os maiores questionadores são os jovens.

Leonardo Dias

Leonardo cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Uirapuru, em Sorocaba-SP, através de uma bolsa integral proporcionada pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (ISMART). Também, em 2020, irá estudar em Chicago pela Exploration Summer School (EXPLO). À vista de toda a disparidade educacional do Brasil, atua com ativismo social com o intuito de potencializar e transformar a educação. É CEO do Projeto de Incentivo à Educação Brasileira e Vice-CEO do Projeto Educacional Geração pela Geração. Ademais, empenha-se em organizações juvenis como Mapa Educação, Rotary Internacional, Programa de Alunos Tutores Google e outras instituições de impacto social.

Leonardo Flores

Leonardo atualmente cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Uirapuru, em Sorocaba (SP), através de uma bolsa integral concedida pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (ISMART). Como ativista pela educação, atua em sua comunidade a fim de democratizar o ensino de qualidade; é Fundador e CEO do Projeto Educacional Geração pela Geração, é Vice-CEO do Projeto de Incentivo à Educação Brasileira, e é ganhador do prêmio Jovens Destaques de Sorocaba na categoria Educação. Além disso, atua com projetos e instituições como Mapa Educação, Projeta Brasil, entre outras.

Lizandra Caldas

Lizandra atualmente é estudante do 3º ano do Ensino Médio Técnico no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Em sua concepção, a educação é fonte primordial para instigar transformações em nossa sociedade. Por este motivo, é necessário viabilizar educação de qualidade à todos. Foi representante de turma por dois anos consecutivos e coordenadora do clube de jornalismo do Instituto. Atualmente é presidente do clube de protagonismo Ágora de Debates, Científicos e Culturais, integra a ONG CASA como diretora do projeto Roda de Conversa e é ativista do movimento Mapa Educação.

Luka Zanon

Luka é estudante de Informática no IFMT Campus Cuiabá, onde desenvolve pesquisa aplicada nas áreas de linguística, letras e artes. É cofundador do English Game Arena, inciativa social que leva o ensino e a prática da língua inglesa através de jogos para jovens, voluntário de media manager e gerente de interculturalidade em seu comitê no AFS Intercultural Programs, ONG que busca promover a paz através da troca de culturas.