Sobre o levantamento

Last updated on 01/06/2020 at 08:20 pm

Assim que surgiram as primeiras determinações acerca do fechamento das escolas no Brasil para evitar a propagação do Coronavírus, um mar de informações desconexas e desencontradas invadiu a educação. Essa ausência de sistematização gerou confusão e incerteza, dificultando o acesso rápido e fácil por parte das lideranças escolares e de todos aqueles e aquelas que, de algum modo, precisam saber como o cenário está evoluindo.

Por esse motivo, criamos um documento que organiza informações de âmbito nacional e estadual, para sistematizar as principais medidas que vêm sendo tomadas na educação durante essa crise. O primeiro documento foi tornado público no dia 28/03/2020.

De lá pra cá, tivemos apoio do Instituto Unibanco, que permitiu a criação desta plataforma virtual, que facilita a navegação e a busca por dados. Também tivemos um aumento de profissionais no time, incluindo alunos do Ensino Médio. Acreditamos na força da juventude e no protagonismo juvenil, daí porque ter esses jovens conosco é motivo de orgulho e alegria.

Sabemos que um documento como esse não se faz sozinho. Por isso, os diálogos e as trocas com Consed foram fortalecidos. Também seguimos monitorando os atos normativos e as notícias de cada estado.Mas ainda assim, caso você sinta falta de alguma informação, nos avise. Teremos prazer em fazer a inclusão devida.Você poderá enviar as sugestões e informações que achar importantes por meio do formulário disponível na aba “Envie sua Atualização”.

Seguimos juntos e juntas, com a certeza de que tudo isso há de passar.

Metodologia

Trata-se de levantamento documental realizado em várias etapas. A primeira, iniciada no dia 16/03/2020, foi uma coleta dos atos normativos expedidos pelas Secretarias de Educação e Conselhos Estaduais de Educação em resposta à pandemia do Coronavírus no Brasil. Na ocasião, realizou-se busca nos Diários Oficiais dos estados, com leitura de cada ato normativo e a consequente inserção de informações na planilha sempre que houvesse resposta por parte dos governos para os itens listados: informações sobre suspensão de aulas presenciais, estabelecimento de regime de atividades não presenciais, medidas de reorganização do calendário escolar, distribuição da alimentação escolar durante o período de suspensão, entrega de material impresso pela SEE e formação de professores.

Na sequência, iniciou-se uma sistematização mais aprofundada, com buscas nos sites oficiais dos estados, no site do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e no contato direto com as Assessorias de Comunicação de todos os estados da Federação. Além disso, foi elaborado um formulário destinado ao público em geral, buscando sugestões e contribuições de todos os tipos. As informações recebidas no formulário tiveram suas fontes verificadas antes de serem introduzidas no levantamento. Todos os estados foram convidados a enviar informações e a contribuir para o desenvolvimento da pesquisa.

A primeira versão deste documento, traduzida num PDF, foi tornada pública no dia 28/03/2020. Este site inicia uma nova fase da pesquisa, e contará com atualizações constantes de modo a apoiar pessoas, governos, organizações e instituições que precisem de dados. Boa leitura!

 
  • Apoio:

    'Imagem '+Apoio:
  • Colaboração:

    'Imagem '+Colaboração: