Ficha técnica

Coordenação da Pesquisa

Carolina Campos

Professora e advogada com mestrado em Políticas Públicas, estudou inovação educacional na Universidade de Harvard. Foi Diretora Pedagógica da ESFAPEGE/Sobral/CE e Secretária Municipal de Educação de Gravatá/PE. Assessorou a DIFOR/SEB/MEC. Fundadora do Vozes da Educação, consultoria educacional que apóia Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, equipes de institutos e fundações do Terceiro Setor e de empresas do ramo educacional. É, ainda, membro do Conselho do Movimento Mapa Educação e pesquisadora associada do CPRE/ Teachers College/Columbia University.

Gestão

Vanessa Terra

Graduada em Ciência e Economia e Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas, durante sua formação Vanessa foi bolsista de iniciação científica, professora voluntária de redação e professora substituta na UNIFAL-MG. Ainda, trabalhou na FIEMG e no SENAC-MG, desligando-se com o intuito de dedicar-se em tempo integral aquele que considera ser o seu propósito de vida: lutar por um mundo onde todos tenham acesso ao pão, à educação e à poesia como fonte de transformação e emancipação social. Atualmente, Vanessa é pós-graduada em Neuropsicopedagogia, participante do Programa de Formação de Liderança para a Educação da Ensina Brasil e professora na rede municipal de ensino de Caruaru, PE.

Pesquisa

Assistência de pesquisa

Visualização de dados

Vinícius Cassio Barqueiro

Vinícius é graduado em Letras pela USP e especialista em Educação a Distância pela UFF, com extensão em Blended Education pelo IE Business School e aprimoramento em Educação Especial e Inclusiva pela UFSCar. Foi tutor no programa “Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem” (Jovem de Futuro), do Instituto Unibanco. Elaborou materiais didáticos no projeto “Políticas Educacionais no Brasi: o que podemos aprender com casos reais de implementação?”. No Insper desde 2013, já atuou no Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem e hoje atua no Centro de Gestão e Políticas Públicas dessa instituição.

Comunicação

Colaboradores

Isadora Tortella

Isadora atualmente cursa o 2º ano do Ensino Médio e é representante do grêmio de sua escola, além de participar de diversos grupos de ativismo jovem, como, por exemplo, o Mapa Educação, Grupo de Jovens SEMEAR, grupo Ygg-Brasil, entre outros.
Participa de um projeto de apoio para escolas na inclusão da reforma do ensino médio, fortalecendo os profissionais de ensino com o uso de metodologias ativas, além de criar um material exclusivo para o desenvolvimento de grêmios. A causa da educação a movimenta pois bate de frente com suas inquietudes. Acredita que a mudança é feita através de questionamentos e os maiores questionadores são os jovens.

Leonardo Dias

Leonardo cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Uirapuru, em Sorocaba-SP, através de uma bolsa integral proporcionada pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (ISMART). Também, em 2020, irá estudar em Chicago pela Exploration Summer School (EXPLO). À vista de toda a disparidade educacional do Brasil, atua com ativismo social com o intuito de potencializar e transformar a educação. É CEO do Projeto de Incentivo à Educação Brasileira e Vice-CEO do Projeto Educacional Geração pela Geração. Ademais, empenha-se em organizações juvenis como Mapa Educação, Rotary Internacional, Programa de Alunos Tutores Google e outras instituições de impacto social.

Leonardo Flores

Leonardo atualmente cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Uirapuru, em Sorocaba (SP), através de uma bolsa integral concedida pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (ISMART). Como ativista pela educação, atua em sua comunidade a fim de democratizar o ensino de qualidade; é Fundador e CEO do Projeto Educacional Geração pela Geração, é Vice-CEO do Projeto de Incentivo à Educação Brasileira, e é ganhador do prêmio Jovens Destaques de Sorocaba na categoria Educação. Além disso, atua com projetos e instituições como Mapa Educação, Projeta Brasil, entre outras.

Lizandra Caldas

Lizandra atualmente é estudante do 3º ano do Ensino Médio Técnico no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Em sua concepção, a educação é fonte primordial para instigar transformações em nossa sociedade. Por este motivo, é necessário viabilizar educação de qualidade à todos. Foi representante de turma por dois anos consecutivos e coordenadora do clube de jornalismo do Instituto. Atualmente é presidente do clube de protagonismo Ágora de Debates, Científicos e Culturais, integra a ONG CASA como diretora do projeto Roda de Conversa e é ativista do movimento Mapa Educação.

Luka Zanon

Luka é estudante de Informática no IFMT Campus Cuiabá, onde desenvolve pesquisa aplicada nas áreas de linguística, letras e artes. É cofundador do English Game Arena, inciativa social que leva o ensino e a prática da língua inglesa através de jogos para jovens, voluntário de media manager e gerente de interculturalidade em seu comitê no AFS Intercultural Programs, ONG que busca promover a paz através da troca de culturas.